Na Jornada Diocesana da Juventude – 2023

Em ano de Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o plano pastoral diocesano, e especificamente a programação do Departamento da Pastoral Juvenil da diocese (DDPJ), centrou-se em orações, celebrações, dinâmicas, momentos, subordinados a temática da JMJ 2023: Maria levantou-se e pôs-se apressadamente a caminho (LC 1, 39). Desde que a JMJ foi anunciada para Lisboa, em 2019, que as propostas da pastoral dos jovens têm em conta o tema, focando-se na sensibilização, na mobilização para a jornada e para os dias nas dioceses, no acolhimento aos jovens que virão de outros países.

Quando faltam algumas semanas para JMJ, realizou-se a Jornada Diocesana da Juventude, no Santuário de Nossa Senhora do Fôjo (Refúgio), na paróquia de Gosende, zona pastoral de Castro Daire, no passado dia 20 de maio. Num dia de frio e muito vento, os jovens começaram a chegar bem cedo, integrando-se em diferentes atividades, de acolhimento, cânticos, oração e reflexão. A terminar a manhã, a celebração da santa Missa, presidida pelo nosso Bispo, D. António Couto, concelebrada por duas dezenas de sacerdotes, e contando com o “coro diocesana” na animação litúrgica e coral. Contextualizou a Jornada e a celebração da Eucaristia, o pároco, Pe. Ângelo. Durante a homilia, o Sr. Bispo fixou-nos na Palavra de Deus, em dia de Ascensão do Senhor, uns dias antes da grande festa do Pentecostes… a ventania que se fazia, lembrava já esse vento com que o Espírito Santo envolveu todos os discípulos e a Igreja. O Sr. Bispo desafiou os jovens a viverem com alegria, a testemunharem a fé, na atenção a todos e a todos levarem a alegria de serem de Cristo.

No final da Eucaristia, o Pe. Luís Rafael, responsável pelo DDPJ de Lamego, e COD de Lamego, agradeceu a pessoas e entidades envolvidas na realização da jornada, na logística, nos momentos diversos.

Depois do almoço e da partilha de farnéis, o tempo dedicado a alguns jogos e muita música e interação, entre os jovens do palco e os jovens da assembleia.

A JDJ concluiu com a entrega da Luz a cada grupo de jovens presente, e com o desafio a participar na JMJ, indo, mas também no dos jovens que virão para as nossas comunidades.

Da nossa paróquia, participaram 18 adolescentes e/ou jovens, sob a orientação das catequistas e responsáveis do COP Tabuaço. Algumas fotos que ilustram os diferentes momentos desta festa da juventude.

Álbum Completo na página do COP Tabuaço no Facebook