Profissão de Fé – 2024

A Profissão de Fé, no sexto ano de catequese, continua a ver uma das festas da catequese mais valorizadas pelos pais e pelas comunidades. Em Tabuaço, de há alguns anos a esta parte, ocorre na solenidade de Pentecostes, enquadrando e valorizando as duas festas. Com efeito, em algumas comunidades, e tanto quanto possível, neste dia celebra-se o Sacramento do Crisma, o compromisso mais adulto de ser e viver como cristão, renovando as promessas batismais. O que os pais e padrinhos pediram e garantiram neste dia, são agora os próprios a assumirem a sua identidade, as suas escolhas e o compromisso de viverem como cristãos, acolhendo o amor de Deus e anunciando, com a vida, em palavras e obras, a alegria de conhecerem e amarem Jesus, contagiando outros jovens com esta alegria, este amor e este compromisso. A profissão de Fé, quase poderíamos dizer, é uma antecipação, preparação, treino, pois centra-nos na fé que professamos, a que os pais, padrinhos e comunidade nos comunicaram e que, agora, nós próprios, mais crescidos, conscientes e responsáveis, assumimos em tons de festa.

Primeiro encontro na Capela de santa Bárbara, com uma breve oração, agradecendo a alegria de nos conceder a graça de celebrar a vida e partilhar a fé. Logo se seguiu o cortejo em direção à Igreja para a celebração da santa Missa.

Contextualização: “Hoje, nós jovens do 6.º ano de catequese, queremos de viva voz manifestar a alegria da nossa fé. A Liturgia da Palavra chama-nos a todos a essa escolha decisiva! Seguir e servir, são as duas atitudes, que se esperam daqueles que fizeram uma escolha livre por Jesus Cristo! De facto, a fé cristã não se reduz a um conhecimento teórico de uma doutrina. «No início da fé, está o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, um rumo decisivo» (Bento XVI)”.

Em vários momentos, os jovens adolescentes estiveram em evidência, sublinhando aspetos que ajudam a viver e a expressar a fé, intervindo catequistas, professantes e pais, colocando no coração de Deus propósitos e compromissos, agradecendo a vida e as pessoas.

Depois da homilia, cada um dos jovens foi acender a sua vela (de batismo) ao círio pascal segurado pela catequista e, de velas acesas, professaram a fé, no credo batismal, de pergunta e resposta.

Na mesma celebração, as Bodas de Ouro Matrimoniais, do sr. Manuel Dias Pereira e da D. Maria de Fátima Carvalho Pereira.

No momento de ação de graças, a oração do Jubileu 2025, seguindo-se a entregue dos diplomas, lembrando sempre que cada festa de catequese é, simultaneamente, uma chegada, um caminho, uma partida, em comunhão e comunidade.

Fizeram a Profissão de Fé: Filipe André; Francisca Jesus; Letícia Bessa; Lucas Rafael; Maria Carolina; Matilde, e Nina. Catequista: Fernanda Cardoso, com a colaboração da Ana Rita Almeida e Isis Longa, que integraram o último grupo de Crisma orientado, precisamente, pela D. Fernanda.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK.