Quarta-feira de Cinzas e oração pela Ucrânia

O Papa Francisco convocou para o último dia 2 de março, quarta-feira de Cinzas, um dia de jejum e oração pela paz na Ucrânia. Esta jornada coincidiu precisamente com o início da Quaresma, tempo de preparação para uma vivência mais profunda e alegre do mistério maior da nossa fé, a Páscoa. A Quaresma desafia-nos à sobriedade, a centrar-nos no essencial, a mudar mentalidades, convertendo-nos a Jesus e ao Seu Evangelho de Caridade, procurando construir, com os outros, uma casa habitável, onde, sendo responsáveis uns pelos outros, sejamos também a casa, o refúgio e a bênção uns para os outros.

Na nossa comunidade paroquial, a celebração da Eucaristia, ao final da tarde, respondeu também ao desafio do Papa Francisco e ao desejo orante de diferentes paroquianos. No exterior da Igreja, junto à Cruz, que se encontra na fachada principal, foram colocadas e acesas velas em memória daqueles que já morreram vítimas dos ataques russos ao território ucraniano.

A celebração da Eucaristia, logo no início, a Caminhada Quaresmal proposta para a Diocese de Lamego, neste ano pastoral de 2021/2022, colocando no “monte Calvário” (previamente construído) três cruzes, enquadrando a caminhada com a admonição inicial:

“Estamos de novo no tempo novo da Quaresma. Quarenta dias de caminho em crescendo. Caminho de graça e de virtude, mas também de esforço aturado e de íngreme subida até ao Calvário da Salvação.

Não nos é permitido ficar quietos, indiferentes ou conformados. Tal como refere o nosso Bispo na sua carta pastoral, “Jesus não deixa os seus discípulos sentados, dormentes, adormecidos e tranquilos, mas leva-os consigo, e envolve-os na sua caminhada, dizendo: «Estamos a subir para Jerusalém» (Mt 20,18). O que Nosso Senhor diz aos seus apóstolos, “não é linguagem de informação ou anúncio, tão-pouco se apresenta no singular, mas é um dizer paradigmático e implicativo, claramente enunciado no plural, em que Jesus apresenta a agenda da sua vida, não deixando, porém, de envolver nela, na sua agenda e na sua vida, aqueles seus discípulos e também os seus discípulos de todos os tempos” (nº 5).

Hoje somos nós esses discípulos que iniciam a sua subida para Jerusalém, aqui representada neste monte calvário que iremos subir domingo a domingo, até à Páscoa da Ressurreição”.

A Oração dos Fiéis foi preparada especificamente para rezarmos pela paz da Ucrânia, rezando também pelos ucranianos que vivem entre nós:

1. Pelo Santa Igreja, pelos nossos Padres, Bispos e toda a comunidade católica, para que, com a ajuda de Deus, consigam cumprir na sua missão. Oremos Irmãos.
  2. Pelos nossos irmãos ucranianos da comunidade de Tabuaço, para que sintam em nós fraternidade. Oremos irmãos.
  3. Pela paz no mundo, para que Deus Ilumine os Homens nas suas decisões, para que a paz e a harmonia prevaleçam. Oremos irmãos.
  4. Pelo Papa Francisco, Sucessor de Pedro, para que Deus o ilumine e, a nós, nos ajude a sermos cuidadores do próximo em sofrimento. Oremos irmãos.
  5. Pelos corações desesperados da comunidade ucraniana, para que a nossa oração chegue ao coração de cada um deles por intercessão de Nossa Senhora. Oremos irmão
  6. Por todo o Povo russo que se manifesta contra a guerra e que, de alguma maneira, sofre opressão e represálias. Oremos Irmãos.
  7. Por todos os doentes do mundo, em especial pelos da nossa comunidade, para que a Senhora da Conceição os ajude a não desistir. Oremos irmãos.
  8. Que Nossa Senhora, Rainha e Promotora da paz, fale ao coração de cada um de nós, para que sejamos sempre impelidos a ajudar e ser solidários com quem sofre com a guerra. Oremos irmãos.
  9. Pelas crianças do mundo, que sofrem com a violência e a guerra, para que encontrem no colo da Nossa Mãe do Céu consolação e esperança no amanha. Oremos Irmãos
  10. Por todas as crianças, que cresçam com sentido de amizade e ajuda de forma a termos no futuro uma geração promotora da paz e do amor no mundo. Oremos irmãos.

A oração conclusiva foi rezada, originalmente, em Taizé:

“Deus de amor, ficamos desconcertados com a violência no mundo e agora especialmente pelos atos de guerra na Ucrânia. Concede que permaneçamos em solidariedade junto daqueles que sofrem e que vivem hoje com medo e angústia. Apoia a esperança de todos aqueles que, nesta querida região do mundo, procuram fazer prevalecer a justiça e a paz. Envia o Espírito Santo, o Espírito de paz, para inspirar os líderes das nações e todos os seres humanos”

Que o caminho quaresmal até à Pascoa nos ajude a acolher a paz que vem de Deus e a partilhá-la em todo o bem que nos propomos realizar a favor dos outros.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.