Solenidade de são José, Esposo de Maria

O dia 19 de março, este ano, caiu no 4.º Domingo da Quaresma, Domingo da Alegria. Os Domingos da Quaresma têm precedência sobre as solenidades, seja a de são José, seja a da Anunciação (se coincidisse com o Domingo passaria para segunda-feira, a não ser que calhe na Semana Santa, pois aí terá também outra data. A solenidade de são José, em virtude desta norma litúrgica passou para segunda-feira, 20 de março. No ano de 2008, já tinha sido celebrada noutra data, em Tabuaço mantivemos a primeira data, 1 de abril, mas o Vaticano antecipou-a para 15 de março, sábado, véspera do Domingo de Ramos.

Vejamos o texto que justificou essa alteração em 2028:

“Solenidade de S. José no ano de 2008

O Diretório Litúrgico, bem como a Agenda de 2008, publicados pelo SNL, indicam o dia 1 de abril como aquele para o qual deve ser transferida, este ano, a Solenidade de são José, de acordo com as Normas Universais do Ano Litúrgico e do Calendário (n. 56f).

Já depois de preparado e impresso o texto daquelas publicações, o SNL teve conhecimento de que a Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, estabelecera, através de uma Notificação publicada na revista Notitiae, que em 2008 a solenidade de são José deverá ser celebrada no dia 15 de março, ou seja, no sábado que precede o Domingo de Ramos.

Na impossibilidade de mudar o texto impresso e largamente difundido, aqui deixamos a retificação, juntamente com o nosso pedido de desculpas.

Neste ano de 2008, a Solenidade de são José deve ser celebrada no dia 15 de março, e não no dia 1 de abril.

Secretariado Nacional de Liturgia”.

Este ano, conforme impresso e divulgado, manteve-se o dia 20 de março, pois ainda estava distante a Semana Santa.

Na nossa paróquia, celebramos a solenidade de são José, este ano sem a incorporação da Festa do Pai-nosso, por termos mantido na véspera, 19 de março.

A admonição inicial contextualizou a celebração e desafiou-nos à escuta e acolhimento da Palavra de Deus, ao jeito de são José que até em sonhos está disponível para o encontro com o Senhor, perscrutando os Seus desígnios. No momento de ação de graças, e antes de uma pequena lembrança aos pais, para assinalar esta celebração, a proclamação de um poema do nosso Bispo, D. António Couto:

SÃO JOSÉ

São José,

Esposo e Pai,

Esposo e Pai como Deus,

Em vez de Deus,

Administrador fiel da casa de Deus,

Homem justo e piedoso,

Silencioso,

Habitante do país do silêncio habitado,

Não coagulado

Ou congelado.

…

Homem manso,

Escutador atento,

Escuta e age e sente,

De forma surpreendente,

Eloquente,

Diligente,

E fala sem dizer palavra,

Palavra fecunda,

Como a semente.

A sua oração

São nuvens de algodão,

Atravessa os céus,

Sabe a pão,

Suavíssima paixão de esposo e pai.

Como Moisés,

Sabe manter a porta entreaberta (Sl 106,23),

Para Deus entrar

Quando quiser

E se venha sentar

No seu lugar,

No meio de nós.

in Mesa de Palavras

Álbum completo no Facebook da Paróquia de Tabuaço: AQUI.