Solenidade de Ṣo Jọo Batista Р2021

Um ano depois, a Festa do Padroeiro do Município de Tabuaço, São João Batista, no dia do seu nascimento, voltou a estar sob as orientações e normas da DGS e da CEP, com a Eucaristia a ocupar o lugar central e presencial desta quadra tão cara aos tabuacenses.

Como em anos anteriores, mantivemos o horário. Para não nos desabituarmos!

Em vez da Banda de Música, na animação coral, o Grupo Coral da Catequese, que embelezou a celebração com alegria e melodia!

Como há um ano, também desta vez, a Eucaristia foi transmitida, chegando assim a casa daqueles que não puderam descolocar-se a Tabuaço e/ou à Igreja.

Como pregador, o reverendo P. Jorge Giroto, pároco de Alvite, Leomil, Sever, na Zona Pastoral de Moimenta da Beira, e pároco de Paradela e da Granjinha e Capelão de Guedieiros, na Zona Pastoral de Tabuaço. Tendo já pregado neste dia em anos anteriores, neste optou por se fixar sobretudo nos pais de São João Batista. Quem meus filhos beija, minha boca adoça, mas, em sentido inverso também se verifica, pois quem diz bem dos nossos pais ganha a nossa simpatia como filhos. E falar dos pais de São João Batista é falar da família, neste ano em que vivemos o Ano da Família “Amoris Laetitia”.

Num tempo em que tudo parece fácil, em que dizemos às crianças, aos nosso filhos, que tudo podem, como um ator, o melhor jogador do mundo, um cantor… e talvez não possamos ser isso tudo. E talvez nem todas as horas possam ser de felicidade. Este é um tempo em que dor é afastada, posta de lado. Escondemos a dor e a morte.

São Zacarias e Santa Isabel souberam envelhecer e tornar-se sábios, assumindo a dor. Naquela época, não ter filhos significava não serem abençoados por Deus. Zacarias e Isabel são olhados de lado, com desconfiança. No entanto, eles souberam esperar, souberam lidar com a dor, souberam confiar. Isabel e Zacarias levavam a sua dor ao Templo e gritavam a Deus e pediam que lhes desse um filho. E Deus ouve. Deus escuta sempre os nossos apelos. Ele escuta. Não é que faça a nossa vontade, mas ouve. Mas Deus também não existe para fazer a nossa vontade. A felicidade está em conjugar a nossa vontade com a vontade de Deus.

Aos olhos dos homens tudo parece estranho, mas aos olhos nada é impossível. E o seu nome será João, porque é dom de Deus, não é fruto da tua capacidade, é Deus que to dá. Em cada criança está um milagre, uma missão, uma profecia, uma alegria. Não se pode chamar Zacarias, porque não é apenas de Zacarias e de Isabel, pois é dom de Deus. Oito dias depois do nascimento de Jesus, Zacarias volta a recuperar a fala. Que bom seria que também ficássemos mudos quando abrimos a boca para dizer mal.

Com efeito, continuou o pregador, Isabel e Zacarias souberam envelhecer, mas não se deixaram ficar velhos. A idade para eles nunca foi um obstáculo, foi sempre aceite, foram aceitando cada tempo das suas vidas.

Saibamos ser astutos com a dor, que nos sirva para nos ligarmos, nos unirmos mais uns aos outros; a dor ajuda-nos a criar uma distinção entre aqueles que estão e os que caminham connosco; e puxa-nos para a realidade, a nossa identidade não tem a ver tanto com os sonhos, mas com a realidade concreta. A felicidade é paradoxal. Não é dor ou felicidade, mas a felicidade é um todo que integra a própria dor; a felicidade e a dor são duas irmãs gémeas que ou crescem juntas ou ficam pequenas para sempre (Nietzsche). Não sacrifiquemos a nossa felicidade por nenhuma dor, nem demos a nenhuma dor a última palavra, porque quem a tem é a nossa felicidade.

A Eucaristia prosseguiu sintonizando a nossa profissão de fé com as oferendas, com a oração eucarística, a todos colocando no coração de Deus, que em Cristo deu a vida por nós e inseriu no coração de Deus, para sempre, a nossa natureza humana, atraindo-nos e alimentando-nos enquanto caminhamos, para que a sua vontade se expresse, se concretize e transpareça na nossa vontade.

No final da Eucaristia, em nome do Município, promotor das festas de São João, o agradecimento do pároco a todos quantos enfeitaram o espaço e a celebração, e ao ao Pe Giroto pela amizade, presença e pelos desafios lançados durante a homilia.

GALERIA COMPLETA NO FACEBOOK DA PARÓQUIA – aqui.