Primeiro Domingo da Palavra

Celebração do Domingo da Palavra, convocado pelo Papa Francisco, para o 3.º Domingo do Tempo Comum. Na nossa paróquia dois momentos a sublinhar: concerto musical e entrega da Bíblia

Em setembro de 2019, o Papa Francisco divulgou a carta apostólica “Aperuit illis” (“Abriu-lhes o entendimento”), onde anunciou a instituição de um “Domingo da Palavra de Deus”, celebração anual que visa renovar o compromisso em prol da defesa, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura, um dia especial dedicado à celebração, reflexão e divulgação da palavra de Deus.

Para responder a esse convite do Santo Padre, a Paróquia de Tabuaço, promoveu dois momentos bastante significativos.

Assim, sábado, 25 de janeiro, pelas 21h, na Igreja Matriz, concerto orante com o grupo DABAR – A Palavra, que proporcionou a todos os presentes um serão muito agradável, interpretando belos temas, que nos fizeram sentir, de verdade, o Perfume de Deus.

Durante este concerto, fomos surpreendidos pelo grupo coral infantil da nossa paróquia, que interpretou, e bem, dois bonitos temas.

No domingo, 26 de janeiro, na missa Dominical, a Festa da Palavra, com a entrega da Bíblia ás crianças do 4º ano de catequese.

Foram vários os momentos desta celebração que assinalaram, de forma solene, este primeiro Domingo da Palavra de Deus. Destaco, contudo, o ofertório, onde foram apresentados, pelas crianças do 4º ano de catequese, cartazes com alguns dos símbolos Bíblicos da Palavra de Deus: Vida, Semente, Luz, Jesus, Fogo, Chuva, Espada e Rocha, símbolos que também se encontravam escritos em faixas colocadas ao longo da Igreja.

No momento de Ação de Graças, a comunidade presente, rezou em conjunto uma Oração a Nossa Senhora – Papa Francisco.

Como diz o Santo Padre, procuremos que o Domingo da Palavra não seja “uma vez no ano, mas uma vez por todo o ano”, para que, desta forma, possamos recuperar a consciência, pessoalmente e em comunidade, da felicidade de poder escutar e nutrir a Palavra de Deus, pois é Palavra de Vida!

Que a Palavra de Deus seja a nossa Força e a nossa Luz, promovendo um verdadeiro diálogo entre os que a escutam.

Clara Castro, publicado originalmente na Voz de Lamego, na edição de 28 de janeiro de 2020

> Álbum fotográfico completo, do concerto de múscia, na página da paróquia no Facebook.

> Álbum fotográfico completo, da Entrega da Bíblia, na página da paróquia no Facebook.