Primeira Missa do Pe João Miguel em Tabuaço

No dia 22 de julho, quinta-feira, Festa de Santa Maria Madalena, o Pe. João Miguel presidiu, pela primeira vez, à Eucaristia na Igreja Matriz de Tabuaço, com a participação de paroquianos de Carrazedo, Pinheiros, Távora e Tabuaço. De recordar que durante o ano pastoral de 2018-2019, o João Miguel, então no 5.º Ano de Teologia, aos sábados e domingos, esteve em estágio pastoral neste espaço pastoral.

Logo no início da Eucaristia, na admonição inicial, se enumeravam as motivações para uma celebração grata e alegre: “Aos motivos que sempre temos para celebrar a Eucaristia – o mistério da nossa fé, no qual, Jesus Se oferece, sempre e de novo, como alimento que nos humaniza e nos irmana, na comunhão e na partilha –, acrescentamos, hoje, a primeira Missa do Pe. João Miguel, entre nós. Há dois anos, a 12 de julho de 2019, presidia à primeira Eucaristia em Tabuaço, o Pe. Diogo Martinho, aqui presente. Nesse dia, também o João Miguel estava a celebrar connosco, mas como seminarista. Renovámos a gratidão de vos ter, em tempos diferentes, entre nós, a partilhar a vida e a fé, a crescer e aprender, a dar e receber, no caminho do sacerdócio (ordenado)”.

A animação coral esteve a cargo do Grupo Coral da Catequese, dando outra dinâmica de envolvência à celebração.

Na homilia, o Pe. João Miguel, partindo da liturgia da Palavra, proposta nesta festa de Santa Maria Madalena, sublinhou a ânsia da esposa em busca do seu esposo, e a alegria desse encontro, no livro do Cântico dos Cânticos. Assim é também com Maria Madalena, chora porque lhe foi tirado o Seu Senhor e, em lágrimas, não percebe que os dois homens vestidos de branco são anjos que lhe anunciam a ressurreição de Jesus. A chorar pode não reconhecer Jesus, mas reconhece-O quanto ouve o seu nome – Maria – dito por Ele. Quando as lágrimas, de tristeza ou de alegria, não nos permitirem ver com clareza, coloquemo-nos à escuta do Senhor, acolhendo a Sua Palavra. Também a nós, Deus nos chama pelo nome e nos envia a anunciar a Boa Nova da salvação.

Ao aproximar-se o final da Eucaristia, a comunidade ofereceu uma estola mariana ao Pe. João Miguel. A oferta foi acompanhada de algumas palavras: “Há dois anos quisemos presentear o Pe. Diogo Martinho com uma estola com motivos marianos. Hoje queremos fazer o mesmo com o Pe. João Miguel…

A estola evoca a dignidade devolvida ao filho pródigo, evoca a alegria e a festa; aponta para as ovelhas e o Pastor, o Bom Pastor que carrega a ovelha aos ombros, sobretudo a ovelha ferida, em sofrimento. Esse é também o ministério do sacerdote, comungar a dor e os sofrimentos, as alegrias e as esperanças do povo a quem é enviado para levar Jesus. Como é usada sobre o pescoço assemelha-se a um jugo, o jugo suave de Jesus, ou seja, a missão sacerdotal de congregar, de reunir, de ajudar, de levantar, de levar aos ombros.

Mas é uma estola mariana… para que no Seu colo de Mãe, no Seu manto, no Seu regaço encontremos sempre a luz, o amor, a fé, o cuidado para nos sentirmos amados, confiantes e fortalecidos para caminhar e com Ela aprendermos que o carinho, o amor e a carícia são o meio para descobrirmos Jesus e de nos tornarmos família”.

Procurando respeitar as orientações da DGS, preparamos um pequeno lanche no Centro Paroquial, oportunidade para estreitar os laços que nos unem na fé e na amizade.

GALERIA COMPLETA NO FACEBOOK DA PARÓQUIA – aqui.