Peregrinação ao Recinto de Nossa Senhora da Conceição | 2022

Tudo começou em 2013! A 8 de dezembro, desse ano, completavam-se 25 anos do monumento de Nossa Senhora da Conceição, erigido sobre Tabuaço e inaugurado/benzido a 8 de dezembro de 1988. Nas Bodas de Prata, não tendo sido possível, devido às condições atmosféricas, celebrar a santa Missa no local, decidiu-se, à posteriori, escolher uma ocasião mais favorável, apontando para a proximidade da Natividade de Nossa Senhora, a 8 de setembro, arrastando para o Domingo imediatamente anterior ou posterior.

A 8 de dezembro de 2013, renovou-se a consagração da paróquia e da Vila a Nossa Senhora da Conceição, com a Procissão, saída da Igreja Matriz, com paragem obrigatória no recinto e o regresso à Igreja.

A 7 de setembro de 2014, a compromisso cumpria-se, em parte, pois também não foi possível a celebração da Santa Missa, as condições climatéricas não o permitiram. A Procissão realizou-se no final da Eucaristia, celebrada na Igreja matriz, em direção ao recinto.

Nos anos seguintes, mantivemos o compromisso, com o mesmo programa, procissão a partir da Igreja, em direção ao recinto, Eucaristia no local e regresso da Procissão à Igreja, finalizando com a recitação da oração do Angelus. Durante a procissão, a oração do Rosário.

Nos anos de 2020 e 2021, não foi possível a peregrinação, devido à pandemia do novo coronavírus. Eis as datas das diferentes peregrinações:

• 7 de setembro de 2014
  • 6 de setembro de 2015
  • 4 de setembro de 2016
  • 7 de setembro de 2017
  • 9 de setembro de 2018
  • 8 de setembro de 2019
  • 4 de setembro de 2022

Este ano cumprimos a sétima edição.

O andor foi transportado e acompanhado, em guarda de honra, pelos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, primeiro em ombros e depois numa carrinha, previamente ornamentada para aí colocar o andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Paróquia e Madrinha dos BVT.

À hora combinada, a procissão partiu da Igreja, acompanhada pela comunidade celebrante, na recitação do rosário e com os cânticos marianos. Chegados ao recinto, já preparado para a celebração, a santa Missa, animada nos cânticos pelo grupo coral, com a guarda de honra dos BVT em frente às duas imagens (similares) de Nossa Senhora da Conceição. Depois da santa Missa, a Procissão retomou o percurso em direção à Igreja e, como habitualmente em outros anos, concluiu-se a Peregrinação com a recitação da oração mariana do Angelus.

No final da peregrinação, o pároco agradeceu a todos os que facilitaram esta peregrinação, simples, mas envolvendo várias pessoas e/ou grupos, o cuidado do andor, o arranjo da carrinha dos Bombeiros, a animação coral, os acólitos, neste caso, acólita, os que proveram à sonorização e “criaram” sombra para acomodar as pessoas, os que transportaram as alfaias litúrgicas, o transporte camarário, os elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço e a Guarda Nacional Republicana de Tabuaço. A todos, uma palavra de carinho e de gratidão, invocando a intercessão da Virgem Santa Maria, Nossa Senhora da Conceição, junto de Deus, que por todos vele e todos abençoe.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.