Plano Pastoral Paroquial 2022-2023

Contextualizando a temática para este ano pastoral…

O tema escolhido para o Ano Pastoral 2022-2023, na Diocese de Lamego, é o tema da Jornada Mundial da Juventude: Maria Levantou-se e pôs-se apressadamente a caminho.

para contextualizar esta temática, dois textos redigidos como editoriais para a Voz de Lamego:

ACORDAR, LEVANTAR-SE E PARTIR

Estamos a menos de um ano da JMJ 2023. Um pouco por todo o mundo, mas particularmente nas nossas dioceses, acelera-se a preparação, que inicia na oração e reflexão. Antes de chegarmos a agosto, temos mais uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vivida localmente nas dioceses, na solenidade de Cristo Rei. O Domingo de Ramos era o dia para a JMJ a nível diocesano, agora é no Cristo Rei.

Com data de 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, foi divulgada a mensagem do santo Padre para a JMJ 2022, com a mesma temática da JMJ 2023: Maria “levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Logo depois da Anunciação, Nossa Senhora pôs-se a caminho. Uma palavra uniu a temática da JMJ 2020 à JMJ 2021 e agora à de 2022 (também a JMJ 2023): levantar-se! «Jovem, Eu te digo, levanta-te» (cf. Lc 7, 14); no ano passado, a figura de são Paulo a quem Jesus diz: «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste» (cf. At 26, 16). A palavra levantar-se significa também ressuscitar, despertar para a vida.

Com efeito, Maria, “é a mulher pascal, num estado permanente de êxodo, de saída de si mesma para o Outro, com letra grande, que é Deus e para os outros, os irmãos e as irmãs, sobretudo os necessitados, como estava então a prima Isabel. Dentro d’Ela, continua o Papa na sua mensagem, traz já o Cordeiro Imolado mas sempre vivo. Levanta-se e põe-se em movimento, porque tem a certeza de que os planos de Deus são o melhor projeto possível para a sua vida. Maria torna-se templo de Deus, imagem da Igreja em caminho, a Igreja que sai e se coloca ao serviço, a Igreja portadora da Boa Nova”.

Este só pode ser o desafio para os jovens, para cada cristão: acordar, levantar-se, ressuscitar, colocar-se em movimento, abrir o coração à presença de Deus, partir ao encontro do outro, especialmente do mais necessitado. Repetidamente, o Papa Francisco tem desafiado os jovens a levantarem-se do sofá e sair ao encontro o outro! A predisposição é, em primeiro lugar, para encontrar o Outro. Essa descoberta e esse encontro, despertar-nos-á para sairmos para levarmos o Outro aos outros. Foi assim com Maria que “reabre para todos e em particular para vós, jovens como Ela, o caminho da proximidade e do encontro… A pressa da jovem mulher de Nazaré é a pressa típica daqueles que receberam dons extraordinários do Senhor e não podem deixar de partilhar, de fazer transbordar a graça imensa que experimentaram. É a pressa de quem sabe colocar as necessidades do outro acima das próprias. Maria é exemplo de jovem que não perde tempo a mendigar a atenção ou a aprovação dos outros – como acontece quando dependemos daquele «gosto» nas redes sociais –, mas move-se para procurar a conexão mais genuína, aquela que provem do encontro, da partilha, do amor e do serviço”.

Os jovens são capazes de gestos extraordinários em prol dos outros, na defesa do ambiente e na luta pela paz. Hoje, como no passado, os jovens podem fazer avançar a história. “Perante uma necessidade concreta e urgente, é preciso agir apressadamente. No mundo, quantas pessoas esperam uma visita de alguém que cuide delas! Quantos idosos, doentes, presos, refugiados precisam do nosso olhar compassivo, da nossa visita, de um irmão ou uma irmã que ultrapasse as barreiras da indiferença!”

O foco na juventude não desfoca nem descentra da atenção aos mais idosos. O Papa tem insistido muito na ligação e na inclusão. “Os jovens são sempre a esperança duma nova unidade para a humanidade fragmentada e dividida. Mas somente se tiverem memória, apenas se escutarem os dramas e os sonhos dos idosos”. Com efeito, sustenta o santo Padre, é a falta de memória, das guerras, particularmente do século XX, que nos colocou em novos conflitos armados, nomeadamente da Rússia contra a Ucrânia. “Há necessidade da aliança entre jovens e idosos, para não esquecer as lições da história, para superar as polarizações e os extremismos deste tempo”.

in Voz de Lamego, ano 92/43, n.º 4674, 21 de setembro de 2022


QUAL A PRESSA QUE TE MOVE

Há pressa no ar… refrão tantas vezes entoado no percurso cada vez mais curto até à Jornada Mundial da Juventude, de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa. O caminho, mais próximo, começou no Panamá, quando o santo Padre revelou a cidade escolhida para a JMJ seguinte. Inicialmente seria neste ano que agora decorre, mas a pandemia viria a remarcar, desacelerando a preparação.

Há pressas que não podemos adiar. A vida cumpre-se agora, hoje; amanhã será sempre tarde. Como cristãos, estamos comprometidos com a pressa em levar Jesus a toda a parte, a todas as pessoas e ambientes. O cristão é necessariamente missionário. Discípulo missionário. É a sua essência. É a nossa identidade. Não tem outro jeito. A alegria de nos sabermos filhos de Deus, irmãos de Jesus, apressa-nos a revelar aos outros esta boa notícia. A alegria não se guarda para si. A festa só se faz com outros. Festejas sozinho? És néscio! A festa extravasa para lá do nosso mundo. A tristeza, ao invés, encolhe-nos sobre nós mesmos, encerra-nos num quarto, em casa, ou num mundo obscuro. Isolamo-nos, não queremos ver ninguém, não queremos ouvir nenhuma voz.

Na Visitação, Maria e Isabel são testemunhas de como a alegria se manifesta ao mundo, até dentro do ventre. “Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Eis que, quando a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança exaltou de júbilo no meu ventre” (Lc 1, 43-44). A proximidade, a voz, o abraço de Maria e de Isabel, permitem a João encontrar-se com a notícia boa, com o Filho de Deus, e saltar de alegria.

O tema da JMJ 2023 – Maria levantou-se e pôs-se apressadamente a caminho (Lc 1, 39) – envolve-nos na pressa de Nossa Senhora. O que sabe não se destina à cultura geral ou à acumulação de conhecimentos; o que ela sabe salva, alegra, tem de ser comunicado, se não em palavras, em gestos e em obras. Maria era uma jovem sossegada e tranquila; dirão alguns, mulher de oração, discreta e tímida. Ela vai ser a Mãe do filho do Deus Altíssimo e sua parenta Isabel, que era estéril, também se encontra grávida, pela mesma força milagrosa de Deus. Depois de dizer SIM, Maria levanta-se e dirige-se, com pressa, para casa da sua prima. Diz-se das mulheres e talvez também se verifique aqui: Maria tem necessidade, urgência, em partilhar com alguém, a alegria que recebeu, não consegue conter em si tamanho mistério. Se Isabel foi agraciada por Deus, por certo saberá ver, perceber, intuir o mistério que inunda o seu ventre e a sua vida.

Na sua carta pastoral, para este ano de 2022-2023, D. António Couto sublinha a aceleração da cena que é a evangelização. A pressa que de Maria que há de ser a pressa dos discípulos de Jesus.

Há pressas que são doentias, quando não se vive nada inteiramente. Vive-se em fuga, ansiosamente, sem se comprometer com ninguém, sem se envolver na transformação de lugares e ambientes! Há pressas que corroem, desgastam, destroem, não deixam marcas, não criam laços, não transformam, deixam apenas vazio e treva.

E há esta pressa, não apenas no chegar, mas em levar, também pelo caminho, a Boa Nova que é Jesus.

“Ide: … Não leveis nem bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho”.

in Voz de Lamego, ano 93/02, n.º 4681, 16 de novembro de 2022


Calendarização Pastoral:

OUTUBRO

08: Início da Catequese Paroquial

22: WYD Global Race – Corrida Mundial JMJ

NOVEMBRO

1: Todos os Santos (sexta): 10h30 / 15h30: celebração da Palavra. Cemitério.

02: Fiéis Defuntos: 7h00 – Cemitério

12: Formação Música Litúrgica. Moimenta da Beira

12: sábado: Magusto da Catequese.

13: Dia Mundial do Pobre.

19: Conselho Diocesano de Pastoral. Seminário

20: Dedicação da Igreja Catedral de Lamego. Solenidade de Cristo Rei.

20: Festival Diocesano da Canção, Sernancelhe.

ADVENTO E NATAL

Domingos do Advento – Caminhada

27: Início do Advento. 1.º Domingo.

29: Novena da Imaculada Conceição

DEZEMBRO

03: Compromisso dos Acólitos

07: Confissões para a comunidade. / Missa pelos benfeitores da paróquia.

08 – NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

10: Festa do Acolhimento. 1.º Ano de Catequese.

Encontro de Leitores. Formação. Moimenta da Beira.

17: Festa de Natal da Catequese.

23: Concerto de Natal. Igreja Matriz.

25 (0h00): Missa do Galo. Missa de Natal.

30: Festa da Sagrada Família.

JANEIRO

01: Santa Maria Mãe de Deus. Dia Mundial da Paz

08: Solenidade da Epifania do Senhor. Beijar do Menino aos doentes (?)

09 (segunda-feira): Batismo do Senhor.

20: São Sebastião: Padroeiro da Diocese de Lamego | Aniversário da Ordenação Episcopal de D. Jacinto.

22: DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS. Entrega da Bíblia (Festa da Palavra). 4.º, 5.º e 6.º anos.

24: Encontro Arciprestal de Catequistas. Formação. Faia.

29: 10.º aniversário da entrada de D. António Couto na Diocese de Lamego.

FEVEREIRO

02 (quinta-feira): APRESENTAÇÃO DE JESUS. Festa das Crianças. Bênção de Grávidas.

04: Encontro Arciprestal de Acólitos. Formação. Tabuaço.

05 a 12: Missão País em Tabuaço

18: Encontro Arciprestal de Ministros Extraordinários da Comunhão. Alvite.

QUARESMA

22: Quarta-feira de Cinzas | Caminhada…

MARÇO

05 a 12: SEMANA NACIONAL CÁRITAS

11: Encontro Arciprestal – Coordenação da Pastoral, em Sernancelhe

19 (domingo): Solenidade de São José

        Dia do Pai | Festa do Pai-nosso. 2.º Ano.

25: Solenidade da Anunciação do Senhor

PARAGEM 23. JMJ 2023

ABRIL

SEMANA SANTA

2 a 9 de abril

02: Domingo de Ramos. Via Sacra Paroquial

05: DIA DO PERDÃO E DA MISERICÓRDIA

06: quinta-feira santa: Lava-pés

07: sexta-feira santa: Adoração da Sta Cruz

08: sábado santo: Vigília Pascal

09: DOMINGO DE PÁSCOA

15: Peregrinação Arciprestal a pé à Lapa.

24 a 30 Semana de Oração pelas Vocações

30: Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Domingo do Bom Pastor

MAIO

DOMINGOS DE MAIO

Terço em caminhada –

Recinto de Nossa Senhora da Conceição (07); Lar da Santa Casa da Misericórdia (13); Capela de S. Plácido (14) Capela de S. Vicente (21); Capela Santa Bárbara (28).

07: Dia da Mãe.

12: PROCISSÃO DAS VELAS – 21h30.

20: XXXVIII Jornada Diocesana da Juventude.

         Gosende (Fôjo. Castro Daire)

27 e 28: PEREGRINAÇÃO AO SABROSO

28: PENTECOSTES. Profissão de Fé. 6º Ano.

31: Encerramento do Mês de Maria

JUNHO

08: CORPO DE DEUS | Primeira Comunhão.

10: Peregrinação Anual à Lapa

16: Festa do Sagrado Coração de Jesus.

17: Imaculado Coração de Maria.

24: Solenidade do Nascimento de São João Batista. : Festa do Município – São João Batista.

29: Solenidade São Pedro e São Paulo.

JULHO

01: DIA DA FAMÍLIA DIOCESANA. Paróquia do Touro.

26 a 31: Dias das Dioceses. JMJ 2023. Acolhimento dos Jovens na paróquia

31: Envio dos Jovens para a JMJ Lisboa 2023.

AGOSTO

01 a 06: JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. Lisboa 2023

SETEMBRO

10 de setembro de 2022:Peregrinação ao Recinto de Nossa Senhora da Conceição

ESCOLAS DA FÉ a agendar…