Tabuaço na JMJ 2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizou-se em Lisboa no mês de agosto de 2023, mas a alegria começou bem antes, quando ouvi, a 27 de janeiro de 2019, da boca do nosso querido Papa Francisco que a Jornada se iria realizar no meu país. E que privilégio tive em isto acontecer precisamente na minha adolescência porque juntamente com um grupo de 14 pessoas embarcamos nesta aventura e fomos até Lisboa.

Nesta epopeia, que foi a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, mergulhei numa atmosfera de espiritualidade, amor e ligação ao mundo inteiro e que permanecem!

Ao percorrer as ruas da histórica Lisboa, experimentei um ambiente vivo de fé, onde a pluralidade de culturas se entrelaçava. Os momentos partilhados com jovens de todo o mundo transcenderam as barreiras linguísticas, proporcionando um entendimento profundo e genuíno sobre a diversidade do catolicismo. Cada rosto, cada história, era um capítulo singular num livro aberto de experiências, contribuindo para uma compreensão mais rica da minha própria fé em Jesus Cristo.

Os eventos programados e as principais celebrações, foram encontro onde a comunhão se tornou a língua universal. Os momentos de alegria, e ligação entre todos, que ali se viveram, lembram-nos que, apesar das nossas diferenças culturais, somos TODOS parte de uma comunidade maior, unida pelo amor a Deus. Comunidade essa, onde TODOS, TODOS, TODOS são bem-vindos, como nos disse o Papa Francisco.

Apesar do cansaço de dormir no chão e de caminhar o dia inteiro, a alegria e a força de Jesus foi o fio condutor que tecia os dias da JMJ.

As palavras do Papa, carregadas de sabedoria e compaixão, ecoaram nos nossos corações, deixando uma marca indelével!

Cada celebração foi uma oportunidade para aprofundar a minha fé, mas a primeira vez que vi de perto o Papa Francisco e o momento da Vigília que se pautou por um ambiente propício à reflexão e oração, serviram para me encontrar profundamente com ELE, sim com Jesus!! É essencialmente através destes dois momentos que ele tocou diretamente no meu coração e garanto-vos que quando toca nós sabemos que é ELE e sabemos que nunca mais nos vai abandonar.

Apesar de querer muito, não consigo transcrever num texto tudo o que vivi nesta JMJ, espero que um dia possam vivenciar e participar numa para sentirem o poder que este encontro tem.

Da JMJ, carrego comigo memórias inesquecíveis. Não foi apenas um evento religioso, foi um desafio à transformação interior e um impulso a agir. Na bagagem, não trouxe apenas lembranças, mas um compromisso renovado de contribuir para um mundo mais justo e fraterno, onde a única coisa que se dá ao outro é amor e afeto, procurando seguir a vontade de Deus.

Mara Longa

Álbum completo no Facebook da Paróquia de Tabuaço: AQUI.