Boletim Voz Jovem – abril a junho de 2022

Os meses de abril e de maio são, habitualmente, dos mais preenchidos nas comunidades paroquiais, contando também com os meses seguintes, por uns ou outros motivos. Em abril, a proximidade à Páscoa, com as diferentes celebrações da semana santa, começando depois, com mais regularidade, pelo menos nas paróquias maiores, as festas da catequese, que se estendem pelo mês de maio e junho.

Nesta edição, em textos e imagens, damos nota da semana santa, com os ensaios da Via-sacra, com a vivência do Tríduo Pascal, até ao Domingo de Páscoa; apresentamos a experiência de uma jovem na Missão País, a Paula Margarida, que em fevereiro, juntamente com os colegas universitários do Porto, foi missionária em Resende. Recuperámos, recuando, a fevereiro, esse testemunho. Depois de nos centrarmos na Semana Santa, outros motivos de interesse e de vivência comunitária, a Festa em honra de são Cristóvão, santa Bárbara, são Plácido e são Torcato, no final do mês de maio. Ainda em maio, mas no primeiro dia, que coincidiu com o primeiro Domingo e, por conseguinte, Dia da Mãe, o segundo momento da Primeira Comunhão, desta feita para os meninos do 4.º ano de Catequese.

O terceiro momento da Primeira Comunhão, para os meninos do 3.º ano de catequese, foi a 16 de junho, solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo (Corpo de Deus). Neste dia também o batizado do Gustavo.

Para a festa de catequese do 6.º e 7.º ano, foram escolhidos as solenidades do Pentecostes e da Santíssima Trindade. Ambos fizeram a Profissão de Fé, os do sétimo ano, no Pentecostes, e os do sexto, na Santíssima Trindade.