No próximo ano, de 1 a 6 de agosto de 2023, realiza-se, em Portugal, a partir de Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude. Na semana anterior será o dia das dioceses, com o acolhimento dos jovens vindos de muitos países para participar na jornada.
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão a percorrer o país, entre novembro de 2021 e julho de 2023. De 2 a 31 de julho, estão em peregrinação na nossa diocese.
A Cruz peregrina mede 3,8 metros de altura, foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, e confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.
Por sua vez, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani acompanha a Cruz peregrina desde 2003. O ícone retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica. (https://www.lisboa2023.org/pt/sobre/os-simbolos-da-jmj).
Na noite de sexta-feira, 22 de julho, um grupo de jovens e adultos, de Tabuaço, foi receber os símbolos à paróquia de Moimenta da Beira, com uma celebração final, em frente da Câmara Municipal. Entraram na Igreja Matriz de Tabuaço uns quinze minutos antes da meia-noite, com pessoas resistentes à espera. Prosseguiu uma vigília de oração, centrada nos significados da Cruz, expressão de amor e entrega, e no ícone, melhor, em Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, com o seu zelo e cuidado maternal por todos os seus filhos.
Pela noite dentro, grupos asseguraram que os símbolos não ficariam sozinhos. Teatraço e Bombeiros Voluntários assumiram as primeiras horas, e depois pequenos grupos de pessoas da paróquia. Manhã cedo, os símbolos partiram para as Paróquias de Carrazedo, Pinheiros e Távora. Viriam a participar num casamento e batizado. Durante a tarde, visitaram o Lar de Sendim e as paróquias de Arcos e de Chavães, regressando à paróquia de Tabuaço pelas 18h00.
Com a presença de D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ 2023 e Bispo Auxiliar de Lisboa, os símbolos visitaram o Quartel dos Bombeiros Voluntários, as Piscinas Municipais, a Câmara Municipal, a Guarda Nacional Republicana e o Lar da Santa Casa da Misericórdia. No percurso, a presença da Banda de Música de Sendim e a animação em cada local de um “grupo coral-musical” preparado para apresentar o Hino. Em todos os lugares, um momento de oração e cântico, com breve e oportuna intervenção de D. Américo Aguiar. Este trajeto foi concluído na Igreja Matriz, com a celebração da santa Missa presidida por D. Américo.
Depois do jantar, os símbolos foram acompanhados pela comunidade até ao recinto de Nossa Senhora da Conceição, onde permaneceram até de manhã, na passagem para a Paróquia de Barcos. Neste trajeto, rezamos o terço, intercalado com cânticos marianos. Parámos na Capela de Santa Bárbara, no velório do Sr. Cândido, e rezamos com a família uma dezena do terço, prosseguindo a caminhada.
Concluída a oração do terço e a consagração a Nossa Senhora, com breves palavras e bênção de D. Américo, tempo para confissões, especialmente para os jovens crismandos, e para todas as pessoas que o desejaram fazer, com a presença de D. Américo, do Pe. Luís Rafael e do pároco.
O primeiro momento da noite estava reservado para os crismandos, seguindo-se o Grupo Coral, e novamente os bombeiros, nesta noite, com a escolinha de cadetes. Permaneceram junto à cruz e ao ícone algumas pessoas, enquanto outras foram descansando.
Durante a manhã e o início da tarde, os símbolos estiveram na Paróquia de Barcos, de onde regressaram a Tabuaço. Foram recebidos na Avenida Marechal Carmona, onde foi inaugurado o Outdoor, desafiando a entrar na JMJ. Contou com a presença do Presidente da Assembleia Geral, Presidente da Câmara Municipal, e vereação, Comandante dos Bombeiros Voluntários, Diretor do Agrupamento de Escolas. Na véspera, também a presença solícita do Comandante da GNR de Tabuaço. Seguiu a “procissão de entrada”, com os símbolos, sob a presidência de D. António Couto, Bispo de Lamego, com D. Américo Aguiar, com o Vigário Geral da Diocese, com o pároco, com o Pe. Albano Cardoso, e com o Pe. Luís Rafael.
Os símbolos testemunharam também a celebração do Sacramento do Crisma a 12 jovens da paróquia. Em alguns momentos, como a introdução à celebração, oração dos fiéis, ofertório com gestos e símbolos, a referência à Cruz peregrina e ao Ícone de Nossa Senhora. Ao som do Hino JMJ 2023, no final da Eucaristia, a passagem dos símbolos para Sernancelhe, com os jovens de Vila da Ponte a receberem-nos e acompanharem-nos.
Em Tabuaço, além de pessoas individualmente e em família, no acolhimento aos jovens, no enfeitar de espaços, da Igreja, na prontidão para as dinâmicas de acolhimento, ensaios e canto, na presença dedicada, enformada pela alegria e pela fé, pela dedicação, serviço e sacrifício, também as Instituições e/ou associações se predispuseram para que tudo fosse vivido com alegria e que deixasse marcas, pela passagem, mas também pelo empenho. Fica o reconhecimento agradecido aos Bombeiros Tabuaço, Direção e Comando, e à Escolinha de Infantes & Cadetes B.V Tabuaço, ao Teatraço – Teatro Amador de Tabuaço, à Câmara Municipal de Tabuaço, Assembleia e Executivo Municipal, na pessoa do seu Presidente e da vereação, pela presença e pela disponibilidade em promover iniciativas; à Guarda Nacional Republicana, na pessoa do seu Comandante; ao Agrupamento de Escolas de Tabuaço, na pessoa do seu Diretor, prof. José João Patrício, pela presença solícita, à direção e funcionários do Sta Casa Misericórdia Tabuaço, à Pastelaria Cepa Doce pelo pequeno-almoço no Sun Rise, no Recinto de Nossa Senhora da Conceição!
Uma palavra de estima e gratidão ao DDPJ Lamego, à sua equipa liderada pelo Pe. Luís Rafael Azevedo, e também aos seminaristas que integraram os momentos e as dinâmicas…
Reconhecimento e gratidão.