Primeira Comunhão e Corpo de Deus – 2022

Em 2020 fomos surpreendidos pela pandemia do novo coronavírus. A vida das paróquias, seguindo as orientações sanitárias, da Direção Gera de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa, esteve sujeita a adaptações, suspensão ou adiamento de festas e celebrações. A catequese paroquial esteve suspensa durante meses. Algumas paróquias optaram pelas sessões de catequese online e festas da catequese, dividindo cada grupo de catequese em grupos mais pequenos, nomeadamente na celebração da Primeira Comunhão ou da Profissão de Fé, distribuindo-as por diversos Domingos. Na nossa paróquia, a opção retomar a catequese presencial com mais garantias de segurança sanitária, reservando as festas de catequese para este ano pastoral 2021-2022.

A Primeira Comunhão, conforme os anos da catequese, celebrámo-la em três momentos: a 19 de março de 2022, na Solenidade de São José, para os meninos do 5.º Ano; a 1 de maio, Dia da Mãe, para os meninos do 4.º ano, e a 16 de junho, Solenidade do Corpo de Jesus Cristo, para os meninos do 3.º ano de catequese.

O dia para a Primeira Comunhão é, na nossa comunidade, a Solenidade do Corpo de Deus. Os meninos do terceiro ano da catequese que comungaram pela primeira vez: Afonso; Ana Marta; Carolina Soares; Filipe Macedo; Gabriel; Gustavo; Maria Teresa, e Mateus Oliveira. Acompanharam-nos e prepararam-nos os catequistas: Ana Beatriz; Ana Carolina, e Leandro Miguel.

No decorrer da Eucaristia, celebrou-se o batismo do Gustavo, que previamente tinha realizado os dois escrutínios de preparação.

Na Procissão do Santíssimo Sacramento, integraram a Procissão as crianças dos três anos de catequese que este ano fizeram a sua Primeira Comunhão, 5.º, 4.º e 3.º anos de catequese.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.