Santíssima Trindade e Profissão de Fé

Neste ano catequético, 2021-2022, valorizamos a Festa de Acolhimento para os meninos que entraram pela primeira vez para a catequese, a 4 de dezembro de 2021, inserida na Novena da Imaculada Conceição, a Primeira Comunhão, em três momentos, a 19 de março de 2022, na Solenidade de São José, para os meninos do 5.º Ano; a 1 de maio, Dia da Mãe, para os meninos do 4.º ano, e a 16 de junho, Solenidade do Corpo de Jesus Cristo, para os meninos do 3.º ano de catequese, e os dois momentos para a Profissão de Fé, na Solenidade do Pentecostes, a 5 de junho, para os adolescentes do 7.º ano, e na Solenidade da Santíssima Trindade, a 12 de junho, para os meninos do 6.º ano de catequese, incluindo também adolescentes do 8.º ano de catequese.

À hora marcada, início da celebração, na Capela de Santa Bárbara, com a “procissão de entrada”, com a Eucaristia na Igreja Paroquial. Durante a celebração foram sublinhados alguns momentos, com a aspersão da água benta e o acender da vela batismal no Círio Pascal, em dinâmica de tornar presente o compromisso do batismo, feito pelas pais e padrinhos, pela família e pela comunidade.

Professaram a sua Fé: Catarina Ferreira; Duarte Crisóstomo; Francisco Fernandes; Gonçalo Lemos; Helena; Jaime; José Carlos; Lara Maria; Luna Pinto; Margarida Isabel; Nadine, e Pedro Tomás. Prepararam-nos e propuseram-nos para a Profissão de Fé as suas catequistas: Clara Castro, Sofia Barradas e Bárbara Longa.

A renovação das promessas do Batismo chamou doze adolescentes do 6º e 8º anos de catequese, a professarem a sua fé, diante de familiares e amigos e de toda a comunidade paroquial.

Este ano a profissão de fé ocorreu no dia 12 de junho, Solenidade da Santíssima Trindade. O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã.  É a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. Deus revelou-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

A celebração teve início com uma profissão formada na Capela de Santa Bárbara, com os pais a acompanharem os seus filhos até à Igreja Paroquial, tal como fizeram no dia do seu Batismo.

Na celebração presidida pelo nosso Pároco, Sr. Padre Manuel Gonçalves, com a colaboração dos acólitos, as leituras e os cânticos ficaram a cargo dos professantes e do grupo coral da paróquia.

Seguiu-se a renovação das promessas batismais, e depois de acenderem as suas velas no Círio Pascal, os professantes expressaram a sua vontade de renunciarem ao mal e de acreditarem, sempre, em Jesus Cristo.

No ofertório foram levados ao altar alguns objetos simbólicos da fé professada:

– Vela, respondendo ao desejo de serem luz do mundo;

– Cruz, símbolo de vida e de esperança, de vitória do amor sobre o ódio;

– Água, sinal de purificação e de vida;

– Bíblia, Palavra de Deus que, acima de tudo, ensina o amor;

– Vinho, sinal de alegria partilhada com todos;

– Pão, alimento universal que simboliza a ressurreição de Cristo.

Na ação de Graças, proferiram um texto cujo título era: “Senhor, eu creio; eu quero crer em Ti”.

No final da celebração foi-lhes oferecido um diploma que assinala o culminar desta etapa.

As catequistas

Clara Castro, Bárbara Longa, Sofia Barradas

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.