Via Lucis e confraternização pascal

Dentro da Oitava da Páscoa, em dia de sábado, organizamos uma jornada que congregasse comunidade ao sabor da alegria pascal, com um tempo de oração e outro de convívio. Regressou também a catequese, mas com numa dinâmica diferente, para envolver a comunidade, crianças, adolescentes, pais, grupos paroquiais, catequistas e quem achou por bem juntar-se à festa. Iniciámos com a preparação, no centro paroquial, sobretudo dos momentos celebrativos, especialmente do primeiro, da Via Lucis com Maria, já na Igreja Paroquial.

Estamos mais familiarizados com a Via-sacra, proposta, sobretudo, para a Quaresma e Semana Santa. A Via Lucis – caminho de luz – é mais pascal. Segue um esquema semelhante, com 14 estações. Seguimos a Via Lucis publicada pelo Apostolado de oração, da autoria do Pe. António Valério e de Isabel Figueiredo, Via Lucis com Maria, prefaciada pelo nosso Bispo. As 14 estações, com um texto bíblico, uma meditação, o pai-nosso e um cântico mariano: O sábado santo de Maria; Jesus aparece a sua Mãe; Jesus aparece às santas mulheres; Jesus aparece a Maria Madalena; Jesua aparece a Pedro; Jesus aparece no caminho de Emaús; Jesus aparece aos discípulos; Jesus e o perdão dos pecados; a dúvida de Tomé; Jesus aparece no lago da Galileia; Jesus e o amor de Pedro; A ascensão de Jesus ao Céu; a Igreja espera a vinda do Espírito Santo, e a vinda do Espírito Santo. Os textos do novo Testamento foram proclamados pelas catequistas, bem assim como os cânticos, as meditações pelas crianças e adolescentes da catequese.

Depois da Via Lucis, a celebração da santa Missa.

O último momento foi o da confraternização à volta da mesa, preparada pelas catequistas, e que contou com o contributo das próprias, dos pais e de algumas pessoas. Uma mesa abundante para celebrar a vida e potenciar a proximidade, o diálogo, a sadia convivência entre todos, estreitando laços de amizade e compromisso com a comunidade.

ÁLBUM completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK