Caminhada da Quaresma

Na caminhada da Quaresma, na Diocese de Lamego, deste Ano Pastoral, propõe-se a realização de uma PONTE que tenha dois pilares, sendo o do lado direito uma CRUZ. A referência é a Ponte Vasco da Gama, proximidade com o espaço em que se realizará a JMJ 2023.

Pretende-se que, ao longo dos vários Domingos, seja colocado uma placa com um número ao longo do tabuleiro da ponte (12 – o cumprimento da ponte; 40 – os dias da Quaresma; 150 – os quilómetros que Maria percorre para se encontrar com Isabel; 223 – o número das paróquias da diocese; 129 – o número de dias que nos separam do dia 26 de julho, para o acolhimento dos jovens nas nossas famílias; 4 – os dias que passaram desde a morte de Lázaro até que Jesus o ressuscitou; 14 – as estações da Via-sacra… com uma frase ligada quer à JMJ 2023 quer à Carata Pastoral do nosso Bispo.

A inspiração para esta dinâmica está também ligada à essência sinodal apresentada pelo nosso Bispo na sua carta pastoral, principalmente quando nos convida a peregrinar uns com os outros.

A Quaresma inicia-se com a Quarta-feira de cinzas e com o significativo gesto da imposição das cinzas. Na nossa paróquia, esta cerimónia realizou-se, como nos últimos anos, em dois momentos, na própria quarta-feira de cinzas e no sábado, para que também as crianças possam acolher e refletir este gesto tão simbólico.

Álbum completo no Facebook da Paróquia de Tabuaço: AQUI.