Celebração do Sacramento do Crisma

No dia 25 de novembro, foram crismados onze jovens da nossa paróquia.

A celebração foi presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego, tendo, como concelebrantes, o Pe. Ildo de Jesus, Pe. Manuel Gonçalves, nosso pároco, e Pe. José Alfredo, que acompanhou o Sr. Bispo.

A procissão de entrada saiu da Capela de Santa Bárbara, em direção à Igreja. No trajeto percorrido, algumas casas tinham colchas nas varandas. O adro da Igreja estava também belamente adornado.

A introdução à celebração, feita pela catequista, contextualizou a celebração do Sacramento do Crisma, relacionando também com a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. A celebração da Eucaristia alimenta a nossa vida espiritual; a celebração do Crisma, desafia-nos a ativar em nós os dons do Espírito Santo para que demos frutos em abundância.

Na sua homilia, D. António Couto fixou-nos no Evangelho, que nos remete para as Obras de Misericórdia… Tive fome e deste-me de comer… tive sede e deste-me de beber… estava nu e me vestiste… estive doente e foste ver-me… estava na prisão e foste visitar-me. Com Jesus, devemos dizer “sim”, pois na vida de Jesus, como sublinha são Paulo, tudo foi sempre sim, e nunca não. O “sim” aos irmãos é um sim a Jesus Cristo, pois tudo o que fizerdes ao mais pobre dos irmãos é a Mim que o fazeis. Quanto à realeza de Jesus, o Sr. Bispo fez a distinção entre Rei e reinar. Jesus não é um Rei que, do seu pedestal, se impõe pela força e pelo medo, mas reina a partir do serviço, do amor e da fraternidade. Reinar significa salvar. O Senhor reina, salva, justifica, perdoa, cria. Salvar é justificar. Justificar é perdoar. Ações que só Deus pode fazer. Os jovens crismandos, como os cristãos, hão procurar viver ao modo de Jesus, no “sim” constante ao seu semelhante, especialmente aos mais pequeninos.

No encontro com os crismandos, e com alguns pais, na quinta-feira anterior, 23 de novembro, D. António já tinha sublinhado o dinamismo do Espírito Santo como uma “bomba” que nos coloca em ação. Os dons que Deus nos dá convocam-nos à partilha e à alegria no anúncio do Evangelho.

No final da Eucaristia, a comunidade, com os crismados e familiares, as crianças da catequese, e demais pessoas, com o Sr. Bispo e com os sacerdotes celebrantes, juntou-se no centro paroquial para um lanche ajantarado, prolongando a festa e criando a oportunidade de confraternização entre todos.

Que a unção do Crisma a este grupo de jovens e a imposição das mãos do Sr. Bispo nos envolva e nos comprometa a todos, na mesma condição de ungidos pela força do Espírito Santo. Sejamos verdadeiramente discípulos do Senhor nosso Deus.

Um agradecimento a todas as pessoas que nos ajudaram e contribuíram para a preparação do Crisma. Aos pais dos jovens crismados um agradecimento especial pelo empenho e carinho que sempre me dedicaram.

Fernanda Cardoso, a catequista

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.