Salve, Maria! – Festa da nossa padroeira

Salve, Maria!

Foi assim que o Anjo Gabriel saudou Maria!

Foi assim que mais um ano saudámos a Virgem Maria na novena dedicada a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tabuaço. E foi assim que tivemos como orador o jovem Pároco Diogo Martinho, convidado pelo nosso Pároco, Pe. Manuel Gonçalves. Com simplicidade e alegria conduziu-nos à espiritualidade da vida d’Aquela que foi um exemplo de Fé!

O tema era Maria e como tal, durante nove dias, dissertou sobre algumas das suas virtudes: Inteireza, misericórdia, agilidade, castidade, utilidade, loucura, acutilância, diligência e autenticidade. Poderíamos acrescentar mais umas quantas:  paciência, humildade, obediência, doçura, prontidão, etc. etc.

Referiu como detentores de algumas destas virtudes Santo André, São João Batista, São Francisco Xavier. No final de cada reflexão brindou-nos com um poema de autores como o Cónego João Aguiar, Oscar Wilde, Daniel Faria e Cecília Meireles.

Com uma frequência algo reduzida em virtude dos constrangimentos conhecidos, os presentes fizeram esta caminhada rezando e cantando, numa busca de aproximação a Deus, não esquecendo o exemplo que Maria nos deixou. Ela soube manter-se firme e com uma confiança inabalável nos planos do Senhor.

O amor a Maria deve espelhar-se no amor à família, ao idoso, ao vizinho, ao colega de trabalho!

Como católicos, precisamos de meditar sobre o momento que estamos a viver. O Papa Francisco referiu na sua recente viagem à Grécia a luta que as novas gerações sentem num futuro marcado por incertezas e medos, no autoritarismo dos novos tempos, sentindo que se aproxima um “naufrágio da civilização”, uma “odisseia moderna”.  Fala com frequência dos muros que se vão construindo por esse mundo fora. Consequência de quê? Ânsia pelo poder? Intolerância? Ódio?

Em tempos de confinamento, cansada e atormentada com os números da pandemia, mudei de canal e dei com um filme em que uma jovem viúva recordava o falecido marido num naufrágio e duma resposta a uma pergunta sobre o ódio. “Odiar dá muito trabalho!” respondeu. Esta foi uma mensagem que ficou gravada na minha mente.

No dia 8 de dezembro, a Eucaristia foi o culminar destes dias dedicados à Virgem Mãe.  Os Bombeiros Voluntários estiveram presentes porque Ela é sua padroeira também. O coro participou vivamente na festividade, especialmente no momento da Consagração a Nossa Senhora: “Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço toda a Vós!…. Guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa!”

No final, a habitual procissão, que percorreu algumas ruas da Vila, com a “Banda Zé Ribeiro”, de Gouviães, a acompanhar.

Deixamos os agradecimentos devidos a quem participou de forma desinteressada para que tudo corresse tão bem. Ao Padre Diogo Martinho, já nosso conhecido, da sua passagem por aqui ao fazer o estágio, abrimos o nosso coração e as nossas portas. Seja sempre bem-vindo!

M Cidália P. Santos, in Voz de Lamego, ano 92/06, n.º 4637, 14 de dezembro de 2021

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.