Ao longo do ano litúrgico, nos tempos fortes do Natal e da Páscoa, através da Coordenação Pastoral Diocesana, a Diocese propõe caminhadas, para que, em cada domingo, ao longo das semanas, se acentue uma palavra, uma atitude, um compromisso, na ligação estreita à liturgia da Palavra de cada Domingo, ao tempo litúrgico que se atravessa, ao lema escolhido pelo nosso Bispo, D. António Couto, e à sua Carta Pastoral com que enquadra, fundamenta e desafia o ano pastoral.
A paróquia de Tabuaço tem seguido, ao longos dos anos, as diversas caminhadas propostas. Agora que entrámos na Quaresma, também iniciámos a Caminhada, proposta aos sábados, na Missa Vespertina com as crianças da catequese.
Vejamos o que nos propõe a diocese:
“Recolhei os pedaços que sobraram” (Jo 6, 12). (Lema Pastoral 2023-2024)
PROPOSTA:
1) A caminhada desta Quaresma pretende valorizar dois aspetos essenciais:
a) O tempo pós JMJ (Proposta do nosso bispo para este ano pastoral)
b) A oração (Proposta do Papa Francisco para preparar o Jubileu de 2025)
2) Para valorizar estas duas dimensões, a Caminhada incide essencialmente:
a) Construção, num lugar visível da igreja, de uma réplica do altar/palco do Parque Eduardo VII, durante a JMJ, e em cada uma das torres vai surgindo uma palavra por domingo;
b) Distribuir uma oração durante o ofertório da Eucaristia dominical, para ser rezada por todos no momento Pós-comunhão, e levada para casa, para ser rezada em família durante a semana…
No passado sábado, I Domingo da Quaresma, pusemos em marcha a caminhada, ainda que previamente já tívessemos trabalhado nela…