Primeira Comunhão – 8 de junho de 2023

Na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, este ano a 8 de junho, como habitualmente ao longo dos anos, celebrámos a Primeira Comunhão de 9 crianças /adolescentes. Em 2022, tivemos três momentos para celebrar a Primeira Comunhão, no Dia do Pai, no Dia da Mãe e nesta mesma solenidade do Corpo e Sangue de Jesus, recuperando os dois anos de catequese que não puderam celebrar a Primeira Comunhão em 2020 e em 2021.

O grupo deste ano foi destacado de um grupo maior, que frequenta o segundo ano de catequese, em face da idade e/ou tempo de catequese em outras comunidades cristãs. Dentro deste, número, três batizados, cujos escrutínios se fizeram em sábados anteriores, os irmãos, Ângela, Gabriel e Leandro. A fim de ser batizado, também o Duarte se juntou a este grupo, frequentando o sexto ano de catequese no colégio que frequenta. Depois da celebração do Batismo, depois da homilia, a Primeira Comunhão, no momento próprio, para os neófitos e para a Letícia e a Rafaela, a Carolina, o Gonçalo e a Maria.

No decorrer da celebração da santa Missa, a seguir à oração pós-comunhão, prosseguimos com a Procissão do Santíssimo Sacramento, por algumas ruas da nossa vila e paróquia de Tabuaço.

Com o regresso à Igreja Matriz, depois da bênção do Santíssimo, oração das nossas crianças/adolescentes a Nossa Senhora, oferecendo-lhe os ramos de flores que levaram na Procissão.

Contextualização da celebração:

“Hoje, no dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, encontramo-nos reunidos na casa do Senhor, cheios de alegria e orgulho para participar nesta celebração, acompanhando os nossos meninos e meninas no dia em que Jesus vai entrar pela primeira vez no coração destas crianças.

Esta festa dos vossos filhos é também a vossa festa. Eles são fruto do vosso amor, cresceram com a vossa dedicação, dão este passo apoiado em vós.

Desejo chamar a vossa atenção para o fundamento espiritual e interior desta festa: é a visita maravilhosa do Senhor Jesus, presente no sacramento da Eucaristia, ao coração dos vossos filhos.

É este o fundamento espiritual que dá beleza e encanto à primeira comunhão. Se cuidarmos só do brilho e da aparência exterior (as roupas, flores, o lanche, as prendas…) e esquecermos a visita sacramental de Jesus, esvaziamos a festa do seu significado.

Certamente, todos desejamos que a Primeira comunhão seja o início de uma amizade profunda e duradoura com o Senhor, que dê ao longo da vida deles, muitos frutos, frutos de alegria, de esperança, de amor, de santidade e de paz.

A fé Cristã é um ato de confiança total em Deus que nos ama mais e melhor do que ninguém, por isso pedimos ainda neste dia ao nosso Pai do Céu que nos ajude a todos nós a crescer a cada vez mais na Fé e a realizar as nossas vidas no tempo segundo o Seu desígnio de amor.

Que as nossas crianças que vão hoje receber Jesus pela primeira vez, saibam acompanhar, pela palavra e pelo testemunho, a vivência da Eucaristia”.

Álbum completo no Facebook da Paróquia de Tabuaço: AQUI.