Festa do Acolhimento – 2023

Um dia depois da festa da nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição, foi a vez da Festa do Acolhimento dos meninos do 1.º Ano da Catequese. Não tem um dia próprio, mas colocamo-la no início do ano catequético, algumas semanas depois de começarmos a catequese paroquial para estarem mais ambientados às celebrações.

No segundo Domingo do Advento, na Missa vespertina com crianças, escutamos palavras que nos fizeram olhar para o Precursor do Messias, João Batista. De algum modo, as suas palavras desafiam-nos a acolher Aquele que vem, o Filho de Deus. Igual atitude devemos ter nós, na hospitalidade com que acolhemos Jesus em cada irmão e nos preparamos para ser a Sua morada.

A contextualização a esta celebração, feita pelas catequistas:

“Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos de que a Sua presença também se manifesta nos aspetos mais simples do nosso quotidiano.

Vamos viver, hoje, um desses momentos! Jesus escolheu o brilho dos olhinhos das nossas crianças, do primeiro ano de catequese aqui presentes, para chegar até nós e nos iluminar. Acolhamos estas crianças com todo o nosso amor e alegria de filhos de Deus, sabendo que, nelas, é o próprio Deus que acolhemos.

Queridos pais, a melhor companhia para os vossos filhos para crescer na fé e no amor de Jesus é a companhia cristã. Hoje, na festa do Acolhimento, recordais a vossa missão de levar o vosso filho a reconhecer Jesus. E como podem ver não estais sozinhos nesta tarefa, podeis contar com a minha ajuda, catequista, do senhor padre e de toda a comunidade paroquial”.

Depois da homilia, os pais, as crianças, as catequistas, a comunidade, foram desafiados a fazer a o seu compromisso, na escuta da Palavra de Deus, no caminho de aprendizagem para chegarmos a ser mais íntimos de Jesus, procurando viver de acordo com os Seus ensinamentos. No compromisso das crianças, uma das catequistas chamou cada uma delas, acompanhada pela mãe ou pelo pai, e colocaram uma folha, decorada por cada uma delas, numa árvore desenhada numa tela. No ofertório, os meninos levaram alguns objetos que lhes dizem mais respeito, confiando-se a Jesus.

No momento de ação de graças, os pais rezaram uma oração, que é também de comprometimento com o que se pede a Deus.

As crianças do primeiro ano de catequese: Afonso Rodrigues; Anastasia Lototska; David Rodrigues; Eduarda Resende; Fabiana Ramos; Joana Rodrigues; José Pedro Marques; Luna Pinto; Manuel Carvalho; Maria Leonor Pereira; Melissa Reis; Núria Fonseca; Santiago Pinto, e Vicente Carvalho. As suas catequistas são: Ana Luísa e Adriana Rocha.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.