Festa do Pai-nosso 2024

No itinerário catequético, antes do primeiro ano e agora no segundo ano de catequese, a Festa do Pai-nosso. Na nossa comunidade, há largos anos, esta Festa está agrafada à Solenidade de são José, esposo de Maria e pai de Jesus. É Jesus que nos ensina a oração do Pai-nosso, revelando, por conseguinte, que Deus é Seu e nosso Pai.

Durante a celebração da santa Missa, estiveram em evidência os nossos mais pequeninos. A contextualizar a Eucaristia, a Solenidade de são José, a Festa dos Pais, e concretizando com a Festa do Pai-nosso, num convite a que a oração não seja apenas dita com os lábios mas interiorizado no coração e assumida na vida.

No ofertório, foram levados ao altar alguns objetos que dizem muito aos mais pequenos, mas que também no recordam da nossa responsabilidade como cidadãos e cristãos, na educação para os valores, na proteção da infância, no espaço para que os pais e os filhos brinquem conjuntamente, celebrando a vida em família, partilhando a fé em comunidade:

Pão – Trazemos este pão que nos dá força para crescer e se vai transformar no Corpo de Jesus;  Vinho – Oferecemos-Te, Jesus, este vinho, sinal do trabalho do homem e se vai transformar no Teu sangue; Bola – Esta bola é o brinquedo, redondo como o mundo e significa o entusiasmo e a alegria de todas as crianças; Boneca – No sorriso de uma menina, que aconchega a sua boneca, se vê o sonho de um verdadeiro embalo de mãe. Oferecemos-Te, Senhor, os carinhos das nossas mães; Mochila – Dentro das mochilas levamos para a escola o futuro de sabedoria; damos-Te, Senhor, todo o nosso trabalho e anseio de saber; Catecismo – No catecismo aprendemos a viver com Deus. Nele descobrimos que Deus é um Pai que nos ama muito e aprendemos a falar com Ele dizendo-lhe: Pai-nosso que estais nos Céus; Flores – As flores mostram-nos todo o encanto da natureza, que é dom de Deus, nosso Pai. Agradecemos-te, Senhor, o sol, a chuva e a terra que as faz crescer; Crianças de mãos dadas – Oferecemos-Te, tudo de melhor que Te podemos dar: nós mesmos, Juntos, de mãos dadas, queremos dizer a todos que somos irmãos, filhos de um mesmo Pai que nos ama muito; Pai e Filho de mãos dadas- Apresentamos por fim Pai Nosso, a mão forte do pai que conduz o filho pelos caminhos da vida. Este papel de pai Nunca acaba, nem mesmo quando chega o tempo em que é o pai que precisa do filho para caminhar.

Quando chegou o momento do Pai-nosso, o grupo coral propôs-nos o Pai-nosso galego, assim conhecido, introduzindo a oração com musicalidade e gestos.

No momento de ação de graças, foi entregue a cada pai um postal preparado pela catequese. Os filhos cujos pais participaram na Eucaristia entregaram postais mais personalizados.

A celebração terminou, como habitualmente, com a bênção, mas antes disso a entrega dos Diplomas, o ponto de chegada que desafia a ser ponto de partida.

Os meninos do Pai-nosso: Ariana; Francisca; Gabriela André; Gabriela Macedo; João Francisco; José Luís; Juliana Oliveira; Mafalda; Mariana; Martim, e Matilde. A catequista do 2.º ano de catequese é a Ana Patrícia.

ÁLBUM COMPLETO – PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK – AQUI.